sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Professores da E.E. Presidente Tancredo Neves realizam aulas diferenciadas utilizando as tecnologias como ferramenta no processo ensino-aprendizagem

        Atualmente, as tecnologias transformam-se cada vez mais em um importante suporte para a educação, conduzindo a prática docente ao desafio de inserir ações inovadoras, buscando alternativas que tornem o processo ensino- aprendizagem dinâmica, interessante e producente para a construção do conhecimento e o desenvolvimento pleno do aluno. 
      Tornar as aulas mais lúdicas pode auxiliar o professor tanto na atenção dos alunos quanto na aprendizagem, pois nem todos conseguem reter o conhecimento apenas ouvindo o professor falar em sala de aula. É importante usar a criatividade para desenvolver os conceitos vistos em sala de aula de maneira diferenciada. Muita teoria pode deixar a aula maçante e fazer com que os alunos percam o interesse no professor e no conteúdo discutido.
Neste quesito, utilizar recursos tecnológicos, pode ser uma boa ideia, pois transporta os conhecimentos que o aluno precisa adquirir para um mundo onde eles sabem exatamente como agir.
     Dentre as possibilidades pedagógicas de tecnologia na escola estão computadores, internet, notebooks, TV, DVD, aparelho de som, câmera digital, projetor, datashow, lousa digital e tablet. A escola conta com esses recursos de forma variada. Se for levada em conta somente a internet, a partir daí, as possibilidades são múltiplas, pesquisas, produção de blogs, vídeos, softwares educativos. Além disso, existe o conhecimento que o aluno traz, provindo, também, das tecnologias e acaba levantando questionamentos importantes em sala de aula.
       O professor e, também, a escola, de um modo geral, estão buscando alternativas que tenham como finalidade facilitar a construção do conhecimento e oferecer mais motivação, trazer maior dinamismo às aulas, trazendo práticas inovadoras, quando se insere nesse processo ensino-aprendizagem o uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas.
        Abaixo, seguem algumas atividades que estão sendo desenvolvidas com nosso alunos. Parabenizamos a toda equipe pedagógica pela dedicação e pela preocupação em orientar e acompanhar o futuro dos alunos.
Prof. Andréia, com os alunos da EJA trabalhando Projeto Interdisciplinar.

Prof. Elaine, pesquisando com alunos do 7º A, para o Projeto Meio Ambiente.

Prof. Márcia Eligia, com os alunos do 4º ano A, utilizando softwares educativos na STE, sobre ortografia. 

Prof. Márcia Eligia, com os alunos do 4º ano B, utilizando softwares educativos na STE, sobre ortografia

Prof. Quélcilene, trabalhando pesquisa sobre conteúdo de gramática com os alunos do 7º ano A.

Professora Sandra, pesquisando com os alunos da EJA, para o Projeto Interdisciplinar sobre plantas medicinais. 
Prof. Rosy, com os alunos do 3º ano, trabalhando problemas de raciocínio lógico.

Professora Virgínia, pesquisando com os alunos sobre Reciclagem para o Projeto Meio Ambiente.

Aula expositiva com vídeos, sobre o Filo dos Poríferos com a professora Virgínia.
Professora Maria Juvenil com os alunos do 2º ano B, trabalhando tabuada com os alunos.

Professora Maria José, com os alunos do 4º ano B trabalhando o software HagáQuê, Projeto Histórias em Quadrinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário