terça-feira, 11 de agosto de 2015

Projeto "História em Quadrinhos" integrando as tecnologias

         O uso das Histórias em Quadrinhos em sala de aula motiva os alunos ao aprendizado e à leitura, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. 
    Considerando que o uso das tecnologias foi inserido nas escolas para ajudar na aprendizagem dos alunos, faz-se necessário que a área educacional domine essas ferramentas tecnológicas, empregando-as no desenvolvimento de atividades pedagógicas visando a construção do conhecimento dos alunos.
         Assim, a professora Maria José do 4º ano B está trabalhando este projeto com a integração das mídias com o objetivo de promover o gosto pelo hábito de leitura, tornando-a mais prazerosa e significativa no seu dia-a-dia, como também promover o desenvolvimento da criatividade, percepção e interpretação textual de fatos, personagens e posturas, utilizando técnicas variadas, tornando a leitura uma ação frequente, dinâmica e construtiva.
        Primeiramente foi realizado um estudo a respeito das histórias em quadrinhos por meio de textos e ilustrações, apresentando aos alunos as técnicas para a construção das histórias, e os principais elementos que caracterizam a produção dos gibis, como o discurso, os recursos visuais, balões, onomatopéias, etc. Na tentativa de buscar uma avaliação da compreensão dos alunos acerca do tema discutido, foi pedido que confeccionassem suas próprias histórias em quadrinhos.
        Na STE os alunos navegaram no Portal da Turma da Mônica, conhecendo todos os links disponíveis, com jogos, histórias, curiosidades, filmes online e a descrição das personagens. Também produziram suas histórias através do software HagáQuê. A professora e a Progetec explicaram todas as ferramentas do programa com o uso do datashow, por meio do qual, os alunos começaram a conhecer e treinar cada ferramenta disponível no programa no computador. Em seguida, começaram a criar as HQs usando os recursos disponíveis no software educativo, as dúvidas por parte dos alunos foram poucas, conseguiram criar com facilidade as histórias em quadrinhos, no entanto, tiveram dificuldade e muitos erros na escrita, como mediadora na aprendizagem dos alunos, a professora regente indicou, estimulou as devidas correções.
   Também foram apresentados à lousa digital, onde puderam conhecer os recursos disponíveis e produzirem sua própria história. 
       Em síntese, pode-se dizer que o projeto está mostrando as possibilidades de se trabalhar um conteúdo de maneiras diversificadas, que é possível despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. O tema do projeto “Histórias em quadrinhos” relacionado com o uso das tecnologias contribui para melhorar a aprendizagem dos alunos no que diz respeito a criação, interpretação e leitura de textos e mostram o que aprenderam na teoria através da prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário