segunda-feira, 31 de agosto de 2015

E.E. Presidente Tancredo Neves realiza Projeto Folclórico

     Aconteceu no dia 28/08/2015 na EE Presidente Tancredo Neves a apresentação do Projeto Folclórico. O Projeto é interdisciplinar e vem sendo trabalhado com os alunos da EJA II com o objetivo de proporcionar aos alunos atividades socioculturais e ambientais, incentivando a criatividade, socialização dos jovens e adultos sobre o folclore. Os alunos do Ensino Médio noturno participaram das apresentações culturais através da dança. Sendo assim o projeto possibilita trabalhar lendas, provérbios, adivinhações, comidas típicas, percepção auditiva e visual por meio de poesias, músicas e danças preservando o folclore e a nossa cultura.

      Na área de Educação Física apresentaram as danças típicas, desenvolvendo ritmo, habilidades motoras, lateralidade e disciplina. Em Arte desenvolveram relações de alto confiança com a produção artística pessoal e/ou coletiva, respeitando e aprimorando seus conhecimentos. A Matemática contribuiu para estimular os alunos a aplicar a teoria junto a prática e utilizar os conceitos de matemática financeira na hora de calcular seus gastos, levando os alunos a explorar essa área e descobrir a importância desse campo de estudo em seu cotidiano.
        A Sociologia permitiu entender a formação do estereótipo do caipira que está presente nas festas juninas e folclóricas, compreender a relação das festas juninas e folclóricas com a questão religiosa, já que são chamadas da mesma forma de Festas de São João. A Filosofia ajudou a identificar como a festa junina se tornou parte da identidade cultural brasileira e de que maneira a sociedade assumiu essa identidade cultural de maneira intensa e voltada para a criatividade. A Língua Inglesa proporcionou aos alunos uma confecção diferenciada de um cardápio, na tradução das comidas típicas utilizadas na festa, aprenderam a montar um cardápio nas duas línguas mais utilizadas, a língua portuguesa e a língua inglesa.
      Na Química, conheceram as plantas medicinais mais comuns utilizadas no cotidiano através da valorização dos saberes populares e dessa forma contribuir no desenvolvimento de uma prática educativa mais significativa e contextualizada. Na Biologia observaram a composição química dos produtos necessários para fazer a comida e sua ação no organismo. Na Língua Portuguesa trabalharam textos instrucionais como a receita culinária, usando pratos típicos da nossa região, fazendo com que os alunos utilizem seus conhecimentos e aprendam a produzir textos considerando os elementos que estruturam e caracterizam esse gênero textual.

       O Projeto Folclórico é uma excelente oportunidade de engajar diversas disciplinas, com criatividade e boa vontade pode tornar-se um projeto interdisciplinar. E claro para a escola inteira, promovendo assim a socialização da escola, ajudando portanto o jovem e adulto há conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições. Parabéns a todos os envolvidos pelos trabalhos realizados com os alunos da EJA.


Confira mais fotos do evento Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário