segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Projeto MS 40 anos: Palestra sobre a história da erva-mate em Mato Grosso do Sul

     No dia 14 de setembro, no período matutino, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves recebeu o Professor Laércio Cardoso de Jesus do Núcleo de Tecnologia Educacional e pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Eny Duboc, para ministrar uma palestra aos alunos dos 3º ano A e B do ensino médio. Esta ação faz parte do projeto “MS 40 anos” e teve como objetivo contar a história da produção de erva-mate no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul.
     A erva-mate foi a principal atividade econômica, no final do século XIX e começo do século XX, cujas técnicas de elaboração eram sabidas pelos paraguaios, que por sua vez herdaram da tradição indígena guarani que cultivavam a erva-mate para seu consumo próprio. Os guaranis repassaram aos seus descendentes as técnicas de cultivo e de preparo da erva para fazer a bebida que consumiam, o tereré.


     A palestra contribuiu para demonstrar o porquê da erva mate, o tereré e o chimarrão serem tão reverenciados pelo povo de Dourados. É importante conhecer sobre a origem, valor econômico e o que simbolizam a erva mate, o tereré e o chimarrão na história do Estado de Mato Grosso do Sul e porque são produtos que ultrapassaram fronteiras internacionais.
     A erva mate, o tereré e o chimarrão tem servido de inspiração à poetas, cantores, escritores, políticos, estudantes, etc., para construírem as identidades culturais de Mato Grosso do Sul e de Dourados.


      É com satisfação que a equipe pedagógica e alunos da EE Presidente Tancredo Neves agradecem esta oportunidade de aprendizado proporcionado pelos palestrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário