terça-feira, 11 de abril de 2017

EE Presidente Tancredo Neves promove II Etapa de Formação Continuada

      Aconteceu no sábado dia 08/04 a II Formação Continuada com os professores, direção, coordenação e PROGETEC da E.E. Presidente Tancredo Neves. O objetivo foi promover discussão e reflexão sobre a importância da Pedagogia da Presença na prática do Educar pela Pesquisa na escola.
       Os professores foram recepcionados pela coordenação com a entrega de uma lembrança. No primeiro momento foi apresentada a música “Tás a ver” (Gabriel o Pensador), em seguida os professores refletiram sobre suas impressões sobre a letra da música que retrata a importância de coisas simples no cotidiano. No segundo momento foi realizada a técnica de sensibilização, em que os professores representaram através de desenho a visão acerca da relação professor/aluno no cotidiano escolar e estabeleceram discussões comparativas com os desenhos que os alunos representaram no dia anterior.



       No terceiro momento os participantes assistiram ao vídeo “Pedagogia da Presença” e logo após teve a socialização de grupos para leitura do texto disponibilizado pela SED. Em seguida, os grupos apresentaram os aspectos necessários para o desenvolvimento da pedagogia da presença no ambiente escolar.


     A direção retomou a palavra com os informes ao corpo docente e apresentou os resultados da avaliação SAEMS e assim intermediando com debate sobre o assunto com todos os participantes. A PROGETEC realizou uma oficina com orientações sobre o diário online.

     Enfim, a formação promoveu momentos de reflexão sobre os aspectos relevantes da Pedagogia da Presença e como estes podem favorecer a prática docente e contribuir com a proposta de educar pela pesquisa.
     A EE Presidente Tancredo Neves agradece aos participantes e aos que se empenharam para a organização das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário