Com o avanço das tecnologias, o livro parece perder espaço para as facilidades do computador, nota-se que os alunos recorrem às alternativas, como: resumos, resenhas, filmes que são facilmente encontrados na internet, ao invés de ler o livro proposto pelo professor. O desafio, então, é pensar em dinâmicas que conciliem a tecnologia à leitura de livros.
Assim a professora Lidianne do 3º ano A com o apoio da PROGETEC Viviane, trabalhou durante o período do 3º bimestre o "Projeto Contos utilizando as tecnologias como estímulo à leitura”. Além de estimular a alfabetização e criar o habito de ler o projeto desenvolve a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário.
Na sala de leitura os alunos tiveram contato com vários livros de contos clássicos, olharam suas gravuras e fizeram interpretação oral do conto.
Assim a professora Lidianne do 3º ano A com o apoio da PROGETEC Viviane, trabalhou durante o período do 3º bimestre o "Projeto Contos utilizando as tecnologias como estímulo à leitura”. Além de estimular a alfabetização e criar o habito de ler o projeto desenvolve a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário.
Na sala de leitura os alunos tiveram contato com vários livros de contos clássicos, olharam suas gravuras e fizeram interpretação oral do conto.
Na sala de aula assistiram vídeos com a contação de alguns contos de fadas como a Branca de Neve e fizeram atividades diversas como cruzadinhas, sequência da história contada com o uso da lousa digital.
Na STE os alunos fizeram leitura de contos clássicos e jogos online através de software educativo Tesouro de Clássicos, da coleção Bicho Esperto.
Em síntese, pode-se dizer que o projeto mostrou as possibilidades de se trabalhar um conteúdo de maneiras diversificadas, que é possível despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita. A informática é uma mídia facilmente assimilada pelos alunos de maneira espontânea, eles acessam e descobrem um universo de informações contidas neste recurso, desta forma esta dinâmica promove a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário