quarta-feira, 15 de julho de 2015

Atividade do curso de Redes de Aprendizagem - Programa Proinfo Integrado

ATIVIDADE 3.1- DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS.

        Os avanços tecnológicos vêm mudando as rotinas sociais e influenciando diretamente nos trabalhos da humanidade, principalmente no setor educacional. As tecnologias chegam à escola de forma rápida através dos alunos que trazem amplos conhecimentos sobre as redes sociais. Nesse sentido cabe a escola buscar novas metodologias que contemplam esse desenvolvimento tecnológico que deve ser vinculado à aprendizagem de maneira gradativa buscando revolucionar a forma de ensinar e aprender tanto dos docentes como nos discentes.
     Percebe-se que há grande preocupação com a integração de diferentes recursos midiáticos na escola, pois faz parte das reflexões acerca da necessária mudança no processo de ensino e aprendizagem. 
        Os educadores acreditam em uma sociedade cada vez mais tecnológica, devemos no processo de ensino e aprendizagem integrar teoria e a prática, incorporando as tecnologias como fonte inovadora do ensino em sala de aula. 
          Sendo assim, a utilização dos recursos midiáticos que os professores tem disponíveis no seu entorno, e no âmbito escolar, pode, segundo Valente (2008, p. 35) realizar a “integração com o mundo dos objetos e do social”, uma vez que aprender é ser capaz de utilizar as experiências de vida e os conhecimentos adquiridos na atribuição de novos significados na construção e transmissão de valores e conhecimento. Nesse sentido, faz-se necessário que o professor crie oportunidades para que a aprendizagem resulte de um processo de construção de conhecimento. Diante desse processo, a utilização de diferentes recursos midiáticos se faz necessária, visto que nessa sociedade midiática, urge que os professores aproximem-se dos recursos que são utilizados no cotidiano dos seus educandos, oportunizando uma relação dialógica, na qual se ampliam as oportunidades de refletir acerca do seu uso, dos valores neles impregnados e da necessária reflexão acerca da avalanche informacional que caracteriza essa era.
           A educação oferece muitas formas diferentes de mídias para serem incluídas no currículo o que o educador tem sempre que estar atento e para as maneiras de como utilizá-las e perceber que ele é o mediador das informações, desta forma a familiarização entre o conteúdo e as mídias serão unificadas de forma que o professor consiga transmitir o conhecimento adquirido dentro do planejamento realizado.
          O professor precisa saber explorar adequadamente as várias opções metodológicas para que a comunicação se transforme em conhecimento. É importante que cada professor encontre sua maneira de sentir-se bem, comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a aprender melhor, integrando a tecnologia de forma inovadora em sala de aula (MORAN et al, 2000, p. 39).
            Portanto quando utilizada com significado e critério, a tecnologia pode contribuir para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem

CONSIDERANDO E FINALIZANDO

      Diante de um estudo minucioso no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, pode-se perceber que o documento abrange o uso das mídias na escola, entretanto há proibição com relação ao aluno usar o celular em sala de aula, entrar em site de relacionamento (Redes Sociais) Facebook, twitter e outros, isso não está expresso no PPP, mas de acordo com a Professora Gerenciadora dos Recursos Midiáticos são Normas da Sala de Recursos Tecnológicos. A senha do Wi-fi não pode ser libera aos alunos, pois a velocidade da internet não suportaria tantos acessos. 
          Durante reunião pedagógica um professor sugeriu que desenvolvessem um projeto para trabalhar com celular com os alunos do Ensino Médio, entretanto não obteve êxito devido à baixa capacidade da internet que é somente dois gigabytes.
      Observando o Projeto Pedagógico da Escola que e conversando com os colegas professores percebi que o problema que a escola enfrenta é com relação a falta de uma internet veloz, o espaço físico, a quantidade de computadores para atender o quantitativo de alunos. 
        Diante de tais problemas sugeri que os professores iniciem um trabalho no ensino médio, que elaborem projetos para trabalhar juntamente com os alunos as ferramentas do Facebook, mostrando as formas corretas de usar essa rede social, conscientizando sobre os riscos, e sobre o que podemos tirar de positivo para nossa vida. “Os educadores que querem formar um senso de comunidade on-line e responsabilidade infusa para uma boa cidadania digital entre seus alunos acham que eles estão dando autonomia aos seus alunos com habilidades valiosas que os beneficiam além da sala de aula física ou virtual.[1]
          É importante que o professor crie juntamente com os alunos criem um facebook para turma e oriente como usar, tendo regras sobre o que postar e com quem conversar. Nesse espaço os alunos e professores da turma poderão postar datas de eventos (feira cultural) dentre outras. Além de poder trocar informações sobre determinados assuntos com outros professores de outras cidades, estados e ou país. 
       Vale lembrar que os alunos de hoje têm expectativas e estilos de aprendizagem diferentes das gerações anteriores. O uso abrangente de tecnologias sociais e móveis fornece aos adolescentes uma oportunidade ímpar de usar ferramentas como o Facebook para criar comunidades de aprendizagem auto-organizadas ou redes de aprendizagem pessoal.

REFERÊNCIAS

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

VALENTE, J.A. Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. AMARAL, Ana Lúcia. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: MEC/SEED, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário