quarta-feira, 25 de março de 2015

Alunos aprendem sobre o Sistema Solar de forma lúdica

          Abordar astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental é permitir que as crianças aprendam sobre o mundo onde vivem e, principalmente, é oferecer uma boa oportunidade para que intensifiquem suas perguntas estimulando a capacidade investigativa de cada um.
         Neste sentido, a professora Ana Paula do 3º ano A ensinou o tema Sistema Solar de uma forma lúdica e prazerosa, em que as crianças conheceram o universo real que habitamos para depois criar um universo imaginário que está dentro da criatividade e da imaginação de cada um.
         Inicialmente utilizou a animação disponibilizada no site do portal do MEC, que fornece as características de cada planeta e um jogo para ordenar os planetas na posição de cada um no espaço. A turminha acompanhou atenta e curiosa as observações da professora, em seguida assistiram um vídeo em que puderam conhecer melhor cada planeta do sistema solar. Tornando a aprendizagem mais significativa, os jogos educativos proporcionaram interação com o tema abordado.
         Os jogos online podem levar a criança a aprender durante as aulas de informática ou mesmo em casa e podem ser propostos para iniciar a aprendizagem de maneira mais interessante e dinâmica. Por meio deles o aluno recebe informações a respeito dos elementos do Sistema Solar e as suas características singulares. Com cores vibrantes e movimentos que retratam a realidade, as crianças aprendem de forma lúdica sobre as características dos planetas. Elas adquirem informações importantes, por meio das animações, que dificilmente conseguiria ter só com a explicação oral do professor. Portanto, não se deve deixar de lado essa ferramenta para aquisição desse conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário